Redes Sociais

Livros Recomendados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Conheça as publicações recomendadas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Tradução: Dra. Rejane Leal Araújo
Ediçao: n/d

Download do arquivo PDF

Imagem do ArtigoA gota é uma forma de artrite que causa episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, rubor, calor e tumefação das articulações. Afeta em geral uma articulação em cada vez, com freqüência a articulação maior do dedo grande do pé, quando então se chama podagra. Pode afetar também outras articulações, como as do joelho, tornozelo, pé, mão, punho e cotovelo.

A gota em geral não "passa" de uma articulação para outra. Quem tem gota em uma articulação não vai necessariamente tê-la em outra. A dor e a tumefação da gota são causadas por cristais de ácido úricodepositados na articulação.

O ácido úrico é uma substância que se forma normalmente quando o organismo decompõe produtos de excreção denominados purinas. O ácido úrico em geral dissolve-se no sangue e passa para a urina através dos rins. Na pessoa com gota, os níveis de ácido úrico no sangue ficam tão altos que se formam cristais de ácido úrico, que se depositam nas articulações e em outros tecidos, causando inflamação do revestimento da articulação (sinóvia).

Esta brochura foi revisada pelo COLÉGIO AMERICANO DE REUMATOLOGIA.

Dados Técnicos:

Gota - Arthritis Foundation - SBR
Este texto é uma tradução autorizada e adaptada ao Brasil por Dra. Rejane Leal Araújo
e-mail: rotolo@matrix.com.br
Sociedade Brasileira de Reumatologia
www.reumatologia.com.br.

contato@reumatologia.com.br | Fone/Fax: 55-11-3289-7165
Av. Brig. Luís Antônio, 2.466 conjs. 93-94 CEP 01402-000 - São Paulo - SP